top of page

QUADRADINHOS DA VOVÓ - Granny Squares


O padrão de crochê mais famoso há décadas, o granny square ou quadradinho da vovó, como é chamado no Brasil, são quadrados que unidos apresentam uma variedade de aplicações.

Os mais tradicionais são em forma de quadrado, no entanto também existem hexágonos, círculos e outras formas poligonais. Pode combinar diversas cores, modelos ou motivos diferentes.

O quadradinho da vovó não tem medida exata, mas sempre segue a mesma técnica de crochê: parte-se do miolo, aumentando as correntinhas até criar fileiras de gomos que completam o quadrado. O gráfico pode ter variações infinitas, formas poligonais como hexágonos e círculos também entram nessa arte, criando motivos cada vez mais arrojados.

A sua origem não é clara, mas sabemos que nos Estados Unidos,após a quebra da Bolsa Americana em 1929, época da Depressão Econômica, as matriarcas, numa época de muita dificuldade financeira, usando da sua criatividade, começaram a usar os fios que tinham, para tecer cobertas e roupas para vestir e proteger as suas famílias do frio.

Foi aí que surgiu esse ponto, o PONTO GRANNY ,e o uso das várias cores e fibras para tecê-lo. Acredito que seja por isso também que ele passou a ser chamado, dessa forma carinhosa, de PONTO AVÓ ou PONTO DA vovó.

Os quadrados crochetados eram depois unidos, para formar, mantas, colchas tapetes,casacos,etc.

Popularizou-se também nos anos 70, quando o movimento hippie começou a usar os squares coloridos em diversas aplicações e objetos tanto nas roupas quanto em peças para casa, continuando muito popular ate hoje.

Os squares que antigamente eram encontrados como mantas e capas de almofadas, hoje estão presentes em peças de acessórios, decorações e vestuários, mostrando sua versatilidade e uso em vários tipos de peças. A junção de squares pode tomar diferentes formatos, apresentando uma variedade incrível de aplicações, com possibilidades infinitas.

.

1.236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page